Quem Somos

Nossa História:

 

No dia 22 de março de 2003 iniciou um culto cristão no lar na garagem da residência do Sr. Joaquim Luiz da Silva e Alice Dilma da Silva envolvendo a participação das famílias dos sete filhos do casal, seguindo a orientação da matriarca espiritual da família Silva a Sra Maria Bárbara.

 

Semanas após o início do “cultão”, como carinhosamente chamavam, a garagem estava superlotada, pois além das famílias dos filhos estavam presentes muitos amigos, o que deixou de caracterizar um culto no lar.

 

A Sra Dalva Silva Souza, então presidente da Federação Espírita do Espírito Santo encaminhou uma correspondência ao palestrante espírita Aloísio Silva onde informava que de acordo com o censo do IBGE de 2000, Guarapari contava com 1.180 espíritas. E no centro da cidade o percentual de espíritas (28%) ficava em segundo lugar perdendo apenas para os católicos (48%).

 

Simultaneamente o Joaquim Luiz da Silva Filho em palestra no Grupo Espírita Leopoldo Machado em Nilópolis, RJ, recebe de um médium do referido Grupo Espírita a orientação do Espírito Leopoldo Machado para abrir mais um núcleo de Luz em Guarapari. O Joaquim filho argumentou: "Guarapari já tem sete casas espíritas". E o espírito insistiu que precisa abrir mais núcleos de iluminação do espírito imortal.

 

Ao retornar a Guarapari Joaquim Filho notifica a família da orientação que recebera, Aloísio comenta a correspondência que recebera da Dalva, e ambos juntamente com a família Silva, começam a procurar um local no Centro de Guarapari para instalar a Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas, encontram um imóvel na Ladeira São Benedito, 185, Centro de Guarapari. Hoje a SGEE funciona em ambiente mais confortável na rua Guaçui, 8, Ipiranga, Guarapari.

 

São tomadas as providencias para o registro da instituição no cartório e encaminhamento da documentação para a adesão a Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. A Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas é uma Instituição de Utilidade Pública municipal lei 2.484/2004.

 

Na reunião inaugural do salão de palestra tendo como expositora a Presidenta da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, Sra. Dalva silva Souza no dia 22 de março de 2004, comparecerem 114 pessoas entre elas lideranças espíritas de todo o Estado do Espírito Santo, ocasião em que o médium Marco Túlio recebeu uma psicografia do espírito Jerônimo Ribeiro e Lamartine Palhano Junior, registrando a presença e alegria da espiritualidade.

 

Então a Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas tornou-se a oitava instituição espiritista em Guarapari. Hoje temos nove Instituições Espíritas em Guarapari. (A última foi a Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo inaugurada em Outubro de 2009).

 

Nestes anos de existência, a Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas tem como compromisso maior a divulgação e estudo do espiritismo e em função disto recebeu expositores espiritistas de nível internacional como: Francisco do Espírito Santo Neto (Kiko), Carlos A Bacelli, Ana Guimarães, Richard Simonetti, Alamar Régis, Djalma Argollo, Simão Pedro de Lima, Ariston Teles, Anete Guimarães, Severino Celestino, entre outros.

 

Que os Bons Espíritos os amparem sempre.

 

Atenciosamente

Aloísio Carlos da Silva

Presidente e Fundador da SGEE.